segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

REGISTROMATOGROSSO

REGISTROMATOGROSSO É UM INSTRUMENTO DE MEMÓRIA


Este trabalho de memória pretende apenas ajudar preservando um pouco da nossa
rica e um tanto quanto, esquecida história da nossa terra.
Envie sugestões, críticas, enfim o que bem entender como válido para fortalecer a memória mato-grossenese.

COLOCAR APELIDOS UM TRAÇO BEM CUIABANO

BOTAR APELIDOS MANIA CUIABANA

Colocar apelidos em pessoas, coisas, isto é, em tudo, é um traço comportamental muito forte da sociedade brasileira. Em Mato-Grosso até um tempo pasado, a coisa era mais forte ainda. Ainda no tempo do Brasil Colonial, aqui em Cuiabá sobrou para os portugueses. Eram conhecidos como bicudos. Em 1834 quando ocorreu a Rusga movimento nativista de revolta contra os portugueses, um dos gritos de guerra era assim: "morram os bicudos , pés de chumbo". Esse movimento aconteceu em 30 de maio de 1834. Os cuiabanos sentiam humilhados pelos portugueses, até que a inevitável reação surgiu, isto é, depois do apelido.

JUÍNA GRANDE E PEQUENA AO MESMO TEMPO

MUITA TERRA E POUCO ESPAÇO SOBRANDO

O município de Juína está localizado no nortão de Mato-Grosso, em plena floresta amazônica. Tem uma área de 26.251 km2. Em extensão é o segundo município do estado. É maior que Israel ou o estado de Sergipe, aqui no Brasil. É grande demais. Desse montante de terras, apenas 5% é destinado as atividades produtivas, o restante 95% pertencem aos índios, reserva ecológica e multinacional.

FESTIVAL DE VIOLA

POXORÉO EM FESTA COM A MÚSICA DE RAIZ

A cidade mato-grossense de Poxoréo, distante de Cuiabá 290 km, situada na região de Rondonópolis, tem uma festa de violeiros que cultua com muito carinho, a conhecida música de raiz, ou moda de viola. Em 2007 aconteceu a quinta edição do evento. A cada ano que passa, a reunião de violeiros e simpatizantes está fortalecendo, inclusive, já é bastante conhecida no meio sertanejo, tornando-se um rico evento cultural e turístico da região. O Festival de Moda de Viola é realizado na Casa do Carreiro "Antonio Jacinto", sempre em maio. Dessa forma, aos poucos esse importante traço cultural vai ganhando espaço e projeção. Os realizadores do acontecimento e toda a comunidade de Poxoréu estão de parabéns pela iniciativa. A cultura mato-grossense agradece.

O PONTO MAIS ALTO DE MATO-GROSSO

SERRA DE MONTE CRISTO ...

O NOSSO PONTO MAIS ALTO

Com 1.118 metros de altitude, situado no Parque Estadual da Serra de Santa Bárbara, a Serra de Monte Cristo é o ponto culminante de Mato-Grosso. Essa área de preservação fica nos municípios de Pontes e Lacerda e Porto Esperidião.
DATAS DE MATO-GROSSO

13/06/1924 - Fundação de Barra do Garças pelos garimpeiros Antônio Cristino Cortês e Francisco Dourado.

15/09/1948 - Barra do Garças torna-se município, desmembrando de Araguaiana. Na época, com 285.000 km quadrados, foi um dos maiores municípios do mundo.

04/03/1937 - Criada a Comarca de Dimantino e instalada em 19 de outubro de 1948.